quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Boston Cream Pie

Receita original por, Martha Stewart.

Ingredientes para o pão-de-ló:
6 colheres de manteiga sem sal;
1/2 xícara de leite integral;
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó;
1/2 colher de chá de sal;
3 ovos;
1 xícara de açúcar.
Creme de confeiteiro:
2/3 de xícara de açúcar;
1/4 de xícara de amido de milho;
1 pitada de sal;
2 xícaras e meia de leite integral;
4 gemas;
2 colheres de manteiga sem sal;
1 colher de sopa de essencia de baunilha.
 
Ingredientes para a ganache:
180g de chocolate meio amargo picado (eu usei ao leite);
1/4 de xícara de creme de leite.

Pão-de-ló:
Unte e enfarinhe o fundo e laterais de uma forma redonda de 22cm de diâmetro. Reserve. Preaqueça o forno a 160 graus. Em uma tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Em uma panelinha leve o leite e a manteiga ao fogo bem baixinho, para esquentar lentamente (ou leve ao microondas por 30 segundos). Na batedeira bata o açúcar com os ovos até formar um creme claro e fofo (cerca de 10 minutos).
Adicione a mistura de farinha e misture com uma espátula, com cuidado para não perder a textura fofa.  Assim que a mistura de leite e manteiga começar a ferver, adicione à massa, e incorpore com delicadeza. Passe a massa para a fôrma preparada e leve ao forno por cerca de 35 minutos. Retire, deixe esfriar por 10 minutos dentro da fôrma e desenforme. Deixe esfriar por completo.

Creme:
Em uma panela média misture o açúcar, o sal e o amido. Adicione o leite aos poucos, batendo com um fouet para não empelotar. Adicione as raspas da fava de baunilha (se usar extrato deixe para adicionar só no final) e as gemas e misture bem. Leve a panela ao fogo médio, mexendo sem parar, até que comece a ferver. Continue por mais 1 minuto, e apague o fogo. Passe a mistura por uma peneira (eu nao precisei fazer isso) Adicione a manteiga e o extrato de baunilha, se estiver usando e misture até incorporar.  Cubra o creme com filme plástico e deixe esfriar até firmar (eu recomendo fazer o creme antes de tudo para ele descançar e ficar bem firme).

Para a ganache:
Aqueça o creme de leite. Derrame sobre o chocolate picado, deixe descansar por 2 minutinhos e misture bem, até homogeneizar. Deixe esfriar até ganhar uma consistência mais grossa.

Montagem:
Corte o pão-de-ló ao meio, com uma faca serrilhada. Coloque uma das partes no prato de servir [com o lado do corte virado para cima] e cubra com o creme de confeiteiro. Coloque a outra metade do bolo [com o lado do corte virado para baixo] e distribua a ganache, com as costas de uma colher ou espátula, por cima, fazendo desenhos.
* A receita original  pede para faze um bolo só e corta-lo ao meio depois, mais esse pão de ló não cresce muito e é extremamnte leve e aerado, entao nao quis correr o risco de tentar corta-lo ao meio, por isso fiz  a receita dobrada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Bruna Helena, estudante de Sistemas de Informação, mais com o alter ego sonhando com gastronomia, resumindo, uma garota de 18 anos completamente apaixonada pela magia da culinária.