segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Quiche de Queijo, Presunto e Espinafre

Sempre quis preperar quiche aqui em casa, as fotos que via na internet me deixavam louca, mais sempre tive medo pela quantidade de ovos de que vai com creme de leite, tinha medo de que aquela massa nao cozinhasse e afins, até que chegou um belo dia e eu disse '' que se exploda, eu quero eu vou fazer '' e no fim o que aconteceu... eu me arrependi de nunca ter feito, porque é uma das coisas mais gostosas e bonitas que eu ja fiz, e dei a sorte de acertar com a primeira receita que achei, modifiquei um pouco por precaução, na original pedia 1 xicara de creme de leite, e baseada em outras, eu achei muito e coloquei somente a metade, e em relação a queijo e presunto nem posso dizer, pois coloquei bem mais do que se pede, rs.. mas, podem confiar na receita abaixo.


Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada generosa de sal
6 colheres de sopa de manteiga gelada
Recheio:
1 colher de chá de azeite
3 punhados de espinafre
4 ovos grandes
1/2 xicara de creme de leite
1/2 xicara de leite integral
1/2 colher de cha de sal
1/2 xicara de presunto em tiras
1/2 xicara de queijo mussarela

Em ma tigela media, misture a farinha e o sal, trabalhando rapidamente va adicionando as colheres de manteiga e misturando à massa, no fim ela fica parecida com massa de empadão, so fica mais homogenea e nao esfarelada. Forre o fundo e as laterais da forma. Pré-aqueça o forno. Aqueça o azeite em fogo medio, adicione s punhados de espinafre e cozinhe até murcharem, depois coloque o espinafre entre folhas de papel toalha e aperte bem para que fiquem bem secos, reserve. Em uma tigela media bata os ovos juntamente com o creme de leite, o leite e o sal, reserve. Pegue a forma com a massa e coloque o espinafre no fundo, espalhe também o queijo e o presunto, depois despeje a massa liquida por cima. Coloque no forno médio por cerca de 50 minutos, esta no ponto qando o topo do quiche esta bem dourado. Retire do forno, espere amornar e sirva.

* Dica: Eu coloquei umas duas colheres de sopa bem cheias de orégano e misturei a massa, eu pessoalmente acho que o orégano faz uma diferença enorme, uma otima diferença.

Quem sou eu

Minha foto
Bruna Helena, estudante de Sistemas de Informação, mais com o alter ego sonhando com gastronomia, resumindo, uma garota de 18 anos completamente apaixonada pela magia da culinária.